Roraima de ‘Império’ causa ‘revolta’ nas redes sociais

“Tudo bem que levasse um tiro. Mas tinha que ser logo em Roraima?”, perguntou a altiva Maria Marta (Adriana Birolli) a um quase moribundo José Alfredo (Chay Suede) no capítulo de quinta (24) de Império (Globo, 21h15). E acabou de vez a lua de mel dos roraimenses com a novela das nove, que vem encantando com imagens do imponente Monte Roraima, que guarda o começo da saga do protagonista de Aguinaldo Silva.

Embora forte e bem defendida por Adriana Birolli, Maria Marta não é, obviamente, uma personagem simpática. Pelo contrário, é uma figura refinada e esnobe com a função de contrastar com o jeito “humildão” de José Alfredo. Daí ela dizer sem qualquer pudor que Roraima é o fim do mundo – faz parte do seu show criticar a origem do marido, nordestino meio perdido que fez fortuna no garimpo e contrabando de pedras preciosas.

Localizado na tríplice fronteira entre Brasil Venezuela e Guiana, o Monte Roraima tem 2.734 metros de altura e é praticamente um personagem da novela – mas as cenas com josé Alfredo (Chay Suede/Alexandre Nero) foram gravadas em Carrancas (MG) (Divulgação)

No Twitter, os noveleiros se dividiram entre os que se divertiram com a cena e os que reprovaram a personagem. “Qual a diferença entre levar um tiro em Roraima pro resto do Brasil, kerida (sic)?”, questionou @taynae.

No contexto, a diferença é que Maria Marta estava no Rio e o marido, distante da capital Boa Vista, acabou sendo cuidado por um curandeiro com cara de traficante. Mas o pessoal não quis saber – e sobrou até para a atriz. “Vá ajeitar tua sobrancelha e depois vem falar de Roraima”, lançou logo @izaxipitoski. “Só nesse capítulo Roraima foi citada como fim do mundo umas 918473792 vezes. Tá pouco ainda”, ironizou @karinafcarvalho. A hashtag #Roraima esteve entre os assuntos mais comentados na rede social, uma das muitas que a novela vem emplacando desde a estreia, na última segunda (21). Apesar das críticas, muitos elogiaram a pronúncia correta do nome do Estado –Roráima, enfatizaram os atores, como dizem os próprios roraimenses.

Reações como as da última noite são comuns quando uma cidade fora do eixo Rio-São Paulo é palco de uma trama da Globo. Há pouco tempo, em 2012, muitos paraenses se revoltaram com o jeito que a Ilha de Marajó foi retratada em Amor Eterno Amor, por exemplo. Sem falar na Goiânia de Em Família, mostrada equivocadamente como uma cidade rural. “Isso com Roraima me fez lembrar que a eterna vilã Flora em um capítulo riu de um cara que se mudaria para Manaus: “Vai morar com os jacarés”, lembrou @rodriogs, em referência a A Favorita (2008). Maria Marta, não podemos deixar de notar, lembra nesse quesito a megera suprema Odete Roitman, de Vale Tudo, novela que Gilberto Braga escreveu com Aguinaldo Silva. “Eu gosto do Brasil de longe, no cartão postal”, dizia ela (veja a cena aqui).

Como curiosidade, vale contar que os atores de Império não chegaram a pôr os pés em Roraima. As cenas em volta do túmulo de Sebastião (Reginaldo Faria), em algum ponto no alto do Monte Roraima, foram gravadas na cidade de Carrancas, Minas Gerais.

A montanha real, de 2.734 metros de altura, só é acessível para escaladores experientes e não poderia receber uma equipe de filmagem. Mesmo assim, o monte marca presença nas imagens aéreas deslumbrantes e nos truques de edição da equipe do diretor Rogério Gomes, como um verdadeiro personagem da novela.

Maria Marta (Adriana Birolli) se desesperou ao saber que o marido José Alfredo (Chay Suede) levou um tiro. E sobrou para os roraimenses:

Maria Marta (Adriana Birolli) se desesperou ao saber que o marido José Alfredo (Chay Suede) levou um tiro. E sobrou para os roraimenses: “Em Roraima? Mas isso é o fim do mundo!” (Reprodução)

Fonte: Patrícia Villalba

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s